J.Edgard

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Amante de fotografias, leitura de bons livros e de fumar um bom charuto.

7 de abril de 2010

Fotógrafo de Jardim ou lambe Lambe - Quem na década de 50 ou 60 não sentou num banquinho de alguma praça e tirou umas fotos 3 X 4 com esses fotógrafos?
Características que conduziram ao termo de lambe lambe:
Os Tiossulfatos complexos de Prata têm sabor doce; o Tiossulfato de Sódio é amargo; o Tiossulfato de Prata tem sabor metálico desagradável.
   A fixação consiste na formação de complexos de tiossulfato solúveis, que serão eliminados durante a lavagem da fotografia. Se a fixação tiver sido completa, os sais doces solúveis serão eliminados facilmente na lavagem. Esse processo tornará o tempo de vida útil da fotografia indeterminado. Caso contrário, os sais amargos insolúveis bem como os de sabor metálico não poderão ser eliminados. Neste caso, a vida da fotografia estará seriamente comprometida.
   As circunstâncias do saudoso fotógrafo exigiam tempo mínimo de lavagem e mínima quantidade de água. Portanto, para garantir a qualidade do trabalho, eles tocavam a língua nas fotos durante a lavagem para avaliar a qualidade da fixação e da própria lavagem. Os clientes e passantes que viam aquela cena não podiam entender por que aquele homem a cada instante lambia as fotografias.